Caipirinha com cachaça envelhecida no carvalho

Caipirinha com cachaça envelhecida no carvalho

Caipirinha com cachaça envelhecida no carvalho, isso mesmo, envelhecida no carvalho, e ficou muito boa.

Caipirinha com cachaça envelhecida no carvalhoNo Diário Oficial da União, onde foi ensinado pelo Ministério da Agricultura como preparar uma caipirinha, diz que os ingredientes utilizados para elaboração do drink nacional são cachaça, limão e açúcar.

Felizmente temos cachaça nova (branca), cachaça envelhecida nos mais diversos tipos de madeiras, premium, extra premium e orgânica (saiba mais em tipos de cachaça) , cada qual com seu aroma, coloração e sabor.

Na maioria das vezes, quando pedimos uma caipirinha, as cachaças utilizadas são aquelas ditas brancas ou pura, novas que não tiveram contato com nenhum tipo de madeira, ou envelhecidas em madeiras que não transferem coloração para a bebida, por exemplo balsamo, amendoizeiro ou freijó.

Muitos fabricantes se valem disso para dizer que seu produto é indicado para elaboração de drinks.

Concordo que a limpidez e transparência da cachaça, no preparo de um drink, valoriza o resultado final.

Mas alguns dos leitores podem estar pensando, de vale envelhecer uma bebida para misturar limão e açúcar?

Feijoada com CapirinhaEu posso dizer que vale a experiência. Degustar a boa bebida pura e tentar identificar as diversas notas que a compõe, é algo indescritível, mas conseguir harmonizar sabores, também é algo fascinante, e por não com um drink tão básico com a caipirinha?

Esta caipirinha eu fiz com cachaça envelhecida por 2 anos em tonel de carvalho e recomendo uma boa feijoada para acompanhar.

Saúde!

Sobre Alexsander Santana

Degustador e idealizador do blog AMIGOS DA CACHAÇA. Bel. em Ciência da Computação com MBA em Gestão Estratégica em Negócios ambos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Analista Sistema Sr, Java Developer e MTBiker

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.