Brasil Cachaça 2009 – Maior evento do setor

Brasil reúne mais de 40 mil produtores e cerca de quatro mil marcas de cachaça, com uma produção de 1,2 bilhões de litros/ano em valores que chegam a R$ 600 milhões

Entre os dias 05 e 07 de maio, o Transamerica Expo Center recebe a Brasil Cachaça – Feira Internacional da Cachaça que a cada ano se firma como o principal evento do setor e consolida o destilado brasileiro como uma bebida de alta qualidade no mercado nacional e internacional.

Promovida pela Exponor Brasil, uma das principais empresas organizadoras de eventos do País, a Brasil Cachaça projeta um segmento em franca expansão  e que busca alternativas para se firmar dentre os destilados mais consumidos do mundo. Reunindo produtores e profissionais em busca novos negócios  a Brasil Cachaça cumpre ainda a função de posicionar o ‘líquido brasileiro’ frente a um público qualificado formado pelos importantes representantes do setor entre proprietários e compradores de bares, hotéis, restaurantes, padarias finas e distribuidoras, supermercadistas, varejistas em geral e conhecedores.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), hoje, o País reúne mais de 40 mil produtores e cerca de quatro mil marcas de aguardente de cana-de-açúcar. A categoria é responsável pela geração de aproximadamente 650 mil empregos diretos e indiretos e por uma produção anual de 1,2 bilhões de litros. Em valores, estima-se que o montante chegue a R$ 600 milhões.

tor também ocorre no mercado de exportação, que teve um aumento considerável de 18% em valores, ultrapassando os US$ 16 milhões registrados no ano anterior e chegando a um crescimento de 20% em volume. Hoje, o Brasil exporta para mais de 55 países, entre os principais mercados estão Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Chile e França.

to. Outras medidas que estão promovendo nossa bebida são a defesa pela denominação de origem e a elaboração da regulamentação para o produto que revelam um maior profissionalismo e maturidade, ao mesmo tempo que trazem novas e boas perspectivas para a cachaça”, ressalta Leandro Lara, diretor do feira.

tores. No quesito consumo, a grande parte dos apreciadores concentram-se em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Com apoio do IBRAC, SEBRAE e das principais Associações de Estados produtores, a Brasil Cachaça recebe grandes marcas como Germana, Seleta, Isaura, Sapucaia Velha, Magnífica, Serrote, Quinta do Cedro e Rex que colocam em degustação suas cachaças premium ao lado do Grupo Alambiques Gaúchos e de produtores de São Paulo,  Santa Catarina, Minas Gerias, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Realizada junto ao Expovinis Brasil 2009 – Maior Salão do Vinho da América Latina, e Epicure 2009 – 9ª Feira Sul-Americana do Tabaco e do Presente Fino, a Brasil Cachaça espera uma visitação de mais de 15 mil pessoas.

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão ainda se inscrever para as palestras e degustações dirigidas por especialistas do setor.

 Atividades paralelas Brasil Cachaça

Ciclo de Palestras e Degustações

Terça-feira, dia 05 de maio | 17 horas | Sala 3

“Análise sensorial da cachaça” – palestra realizada pelo SEBRAE Nacional. Entrada Franca.

Quarta-feira, dia 06 de maio | 17 horas | Sala 3

“Análise sensorial da cachaça” – palestra realizada pelo SEBRAE Nacional. Entrada Franca.

Quarta-feira, dia 06 de maio | 20 horas | Sala 3

“Cachaças e Madeiras: Grandes Semelhanças, Grandes Diferenças” – o Epicure Sommelier e Cachacier Mauricio Maia faz um análise de harmonizações do destilado nacional. R$ 40,00

Quinta-feira, dia 07 de maio | 17 horas | Sala 3 “Análise sensorial da cachaça” – palestra realizada pelo SEBRAE Nacional. Entrada Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.