A mais brasileira das bebidas e os charutos reunidos no Transamerica Expo Center

Juntamente com o Expovinis Brasil, os eventos atraíram mais de 16 mil pessoas entre profissionais e consumidores

Principal evento do setor, a Brasil Cachaça mostrou a um público superior a 16 mil pessoas durante os dias 05 e 07 de maio a força desta, que é considerada a mais brasileira das bebidas e ganha novos mercados por sua qualidade, passando a concorrer com outros nobres destilados do mercado internacional.

Com apoio do SEBRAE NACIONAL, IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, e de importantes Associações de Estados produtores, a Feira Internacional da Cachaça reuniu produtores das principais regiões do Brasil como Bahia, Minas Gerias, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Promovida pela Exponor Brasil, a cada edição o evento projeta um segmento em franca expansão e que hoje conta com mais de 40 mil produtores e cerca de quatro mil marcas de cachaça, registrando uma produção de 1,2 bilhões de litros/ano em valores que chegam a R$ 600 milhões.

Segundo o diretor da feira, Leandro Lara, além da Brasil Cachaça movimentar um número significativo em negócios, ela cumpre a função de posicionar o ‘líquido brasileiro’ frente a um público especializado. “Estamos a cada ano trabalhando para qualificar e articular ações que favoreçam o segmento. Prova disso, é o crescimento do interesse do mercado externo, que teve um aumento considerável de 18% em valores, ultrapassando os US$ 16 milhões do ano anterior e chegando a um crescimento de 20% em volume”, destaca.

Entre as novidades está a Momesso&Bertin, que levou a premium Cachaça Sapucaia Real, uma cachaça envelhecida 18 anos em barris de carvalho. Com características peculiares, o destilado de sabor diferenciado foi uma das estrelas da Brasil Cachaça.

Com um investimento na produção de R$ 900 mil, a Germana apresentou suas cachaças Cachaça Germana Eduardo Costa Edição Especial e Cachaça Germana Eduardo Costa. Assinadas pelo cantor sertanejo Eduardo Costa, mineiro de Belo Horizonte e apreciador da bebida, os destilados com tonalidade dourada foram envelhecidos cinco anos em barris de carvalho.

Os sabores do Sul foram muito bem representados por 11 empresas do Alambiques Gaúchos. No stand do grupo, os visitantes puderam degustar medalhistas em importantes concursos nacionais e internacionais como o Dona Flor Extra Premium (Grande Medalha de Ouro), Weber Haus (Medalha de Ouro nas categorias cachaça Prata e Ouro) e Casa Bucco Envelhecida (Medalha de Prata), todos premiadas no Concours Mondial de Bruxelles Brasil 2008.

Já o destaque da Destilaria Rex foram as preciosidades da Cachaça Fogo da Cana, apresentados em embalagens modernas e em sofisticados estojos. A marca trouxe ainda uma linha composta por kits miniaturas, caixa bag e o tradicional barril nas versões 5, 10 e 50 litros.

Brasil Cachaça 2009

Epicure 2009 traz o legítimo whisky escocês

Integrada a Brasil Cachaça, a Epicure – 9ª Feira Sul-Americana do Tabaco e Presente Fino apresentou novidades de importantes marcas do mercado tabagista como a Reality Cigars, Smoking e Mata Fina, além de lançamentos do segmento de luxo da Full Fit, Locke, Régis Narguilés e Urban, entre outras.

Entre as bebidas, a Epicure destaca a destilaria escocesa Bruichladdich Islay Single Malt Scotch Whisky, que participou pela primeira vez do evento com seu exclusivo whisky Single Malt. A marca é reconhecida mundialmente por elaborar uns dos whiskies mais delicados, sofisticados e suaves do mercado.

Já o Régi Narguilés trouxe seus luxuosos e autênticos Narguilés. Com modelos fabricados no Egito e Síria, os cachimbos de água foram um convite aos visitantes para experiências sensoriais.

A Locke estreou na Epicure com uma sofisticada linha para a indústria tabaqueira. Entre os artigos estavam os relógios Grand Prix, de fabricação própria, com pulseiras emborrachadas lembrando pneus de carros.

De acordo com Leandro Lara o mercado de luxo vem ganhando força a cada ano no Brasil conquistando além de colecionadores um público em busca de sofisticação e bom gosto. Prova disso, são os dados da recente pesquisa feita pelas consultorias GfK Indicator e MCF que registram uma movimentação em torno de US$ 4 bilhões por ano. “As estimativas apontam que as vendas dos produtos de luxo no País cresceu entre 4% e 6% na última década, bem mais do que o aumento médio de 2,5% anual da economia brasileira nesse período”, diz o diretor do evento.

A Brasil Cachaça 2009, a Epicure 2009 e o Expovinis Brasil 2009 ocorreram no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com organização da Exponor Brasil.  www.exponor.com.br.

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