FAQ

Frequently Asked Questions – Perguntas Freqüentes

Aguardente

Por definição, aguardentes são bebidas fortemente alcoólicas, obtidas pela fermentação e posterior destilação de mostos açucarados, oriundos do caldo, e de macerados vegetais ou não. Assim, a definição de aguardente é genérica, e, como tal, pode-se encontrar aguardentes de frutas como laranja, uva, banana, medronho; aguardente de cereais como cevada, milho, arroz; aguardente de raízes e tubérculos como de beterraba, mandioca, batata; aguardente de colmos como cana-de-açúcar e bambu.

Em 14 de novembro de 1996, foi concluída a análise em aguardente de cana e cachaça demonstrando que estes seriam produtos similares, porém distintos. Após diversas mudanças de definição da denominação, a Instrução Normativa 13, publicada em 29 de junho de 2005, legislação mais atual sobre o Padrão de Identidade e Qualidade da cachaça, que são apresentadas abaixo.

O que é Aguardente de Cana?

Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% vol (trinta e oito por cento em volume) a 54% vol(cinqüenta e quatro por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.

O que é Cachaça?

Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.

O que é Destilado Simples de Cana?

Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar, destinado à produção da Aguardente de Cana, é o produto obtido pelo processo de destilação simples ou por destilo-retificação parcial seletiva do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com graduação alcoólica superior a 54% vol (cinqüenta e quatro por cento em volume) e inferior a 70% vol (setenta por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius).

Tipos de Aguardente de Cana

  • Aguardente de Cana
  • Aguardente de Cana Adoçada

É Aguardente de Cana e que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e  inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.

  • Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar Envelhecido

É o Destilado Simples de Cana armazenado em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700  (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.

  • Aguardente de Cana Envelhecida

É o Destilado Simples de Cana que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) da Aguardente de Cana ou do Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar envelhecidos em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.

  • Aguardente de Cana Premium

É a Aguardente de Cana que contém 100% (cem por cento) de Aguardente de Cana ou Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar envelhecidos em recipiente de madeira apropriado, com  capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.

  • Aguardente de Cana Extra Premium:

É a Aguardente de Cana Premium envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.

Tipos de Cachaça

  • Cachaça
  • Cachaça Adoçada

É a Cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.

  • Cachaça Envelhecida

É a Cachaça que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700  (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um)ano.

  • Cachaça Premium

É a Cachaça que contém 100% (cem por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.

  • Cachaça Extra Premium

É a Cachaça Premium envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.

Mais informações no sistema no MAPA – SISLEGIS – Instrução Normativa Nº 13, DE 29 DE JUNHO DE 2005.

Tipos de armazenamento

  • aço inóx

O aço inóx é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.

  • amburana

É um género de árvores brasileiras conhecida popularmente como cerejeira. A madeira destas árvores é considerada nobre, e é muito usada na produção de móveis finos. Amburana é uma madeira de lei ultra resistente contra insetos e a chuva. Tem vasta utilização na industria alimentícia e farmacêutica. É aromática, seu perfume sedutor, lembra baunilha. Na cachaça, a deixa com tonalidade amarelada.

  • amarelo cetim
  • amendoinzeiro

É uma árvore brasileira também conhecida por bálsamo. A madeira destas árvores é muito resistente de cor amarelada. É frequente a utilização em arborização urbana e paisagismo.

  • bálsamo

O bálsamo é uma árvore da Amazônia, também encontrada no norte da Argentina, sendo cultivada ou explorada pela madeira dura e resistente de cor marrom-avermelhada ou marrom-amarelada e aromática. Muito utilizada em perfumaria, confeitaria e na fabricação de gomas de mascar.

  • carvalho

Carvalho é a designação comum das cerca de seiscentas espécies de árvores de um género é nativo do hemisfério norte, ou seja, não existem no Brasil.
Você vai ouvir falar de dois tipos de carvalho, o americano e o europeu (ou francês).
O carvalho americano transfere a bebida aromas como baunilha e coco, já o europeu, dependendo da região, tranferem a cachaça aromas como café, torrado, defumado, manteiga entre outros.

  • castanheira do pará
  • freijó
  • grápia
  • ipê
  • itiúba
  • jequitibá
  • jequitibá rosa
  • louro-canela
  • pinho
  • sassafrás

Termos ou palavras do mundo da cana

  • cachacier ou cachacière

Cachacier é um profissional especializado em cachaças  e todos os assuntos relacionados ao serviço desta. É o profissional que orienta os clientes de um estabelecimento que conta com uma carta de cachaças sob qual bebida se encaixa mais no seu perfil, dando informações sobre o produto. Conhece profundamente todas as etapas de produção da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e seleção de marcas e elabora cartas de cachaças em restaurantes, bares e hotéis. Conduz palestras e degustações para aficcionados, e presta consultoria a produtores e distribuidores do ramo. No feminino, cachacière.

  • cachaça estandardizada

No dicionário de língua portuguesa, encontramos o significado para estandardizado: Que se estandardizou; produzido segundo uma norma de fabricação, um modelo, um tipo; padronizado: peças estandardizadas.

É o que ocorre com a cachaça, alguns produtores não produzem o suficiente para atender a demanda do mercado, então compram cachaça de outros produtores e aplicam nela seu padrão de produção, realizam por exemplo, correções quanto ao teor alcoólico e doçura, entre outros aspectos. Em geral cuidam do armazenamento em toneis próprios, depois engarrafam e distribuem no mercado sob um mesmo rótulo.

5 comentários

  1. Senhores,

    Como poderia me tornar um cachacier? Existe algum curso de formação?

  2. Lélida Maria Cardoso de Oliveira Assis

    Somos produtores de cachaça e queremos divulgar nossa cachaça.Estou procurando calendário de exposições e eventos relacionados cachaça.

  3. O que significa cachaça estamdarizada?

  4. cachaça estandardizada
    No dicionário de língua portuguesa, encontramos o significado para estandardizado: Que se estandardizou; produzido segundo uma norma de fabricação, um modelo, um tipo; padronizado: peças estandardizadas.

    É o que ocorre com a cachaça, alguns produtores não produzem o suficiente para atender a demanda do mercado, então compram cachaça de outros produtores e aplicam nela seu padrão de produção, realizam por exemplo, correções quanto ao teor alcoólico e doçura, entre outros aspectos. Em geral cuidam do armazenamento em toneis próprios, depois engarrafam e distribuem no mercado sob um mesmo rótulo.

    http://www.amigosdacachaca.com.br/faq/#estandardizada

  5. Parabéns pela quantidade e pela qualidade das informações sobre esse produto bem brasileiro !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*