12ª ExpoCachaça

12 Expocachaça

A ExpoCachaça – Feira e Festival Internacional da Cachaça entra em sua 12ª edição em 2009 e será realizada no Expominas, no período de 04 a 07 de junho de 2009, ancorando novamente a SuperAgro.

A SuperAgro é hoje o maior evento em montagens especiais do agronegócio de Minas Gerais, com 67 mil m2 de pavilhões cobertos, 14 mil m2 de áreas construídas, numa área de 145 mil m2 , com um público de cerca de 100 mil visitantes em 4 dias de eventos , que ocupa toda a hotelaria de Belo Horizonte e muda o ritmo da cidade. Uma safra recorde de atrações e bons negócios.

A Superagro evoluiu a partir de conquistas sedimentadas em 45 anos de tradição da Exposição Estadual Agropecuária e 8 anos de sucesso da Expocachaça. Um formato de organização que permitiu promover inéditos padrões de interação para empresários rurais, investidores, empresas expositoras, compradores e público visitante.

Integrando-se às outras cadeias produtivas do agronegócio, a ExpoCachaça realizará em 2009 a sua 12ª edição, ancorando novamente, a convite do Governo de Minas, através da SEAPA, a 5ª Superagro. Além de atrair milhares de visitantes, sua participação no evento, junto com os demais vértices, é importante para dar ao evento um perfil empresarial, diferenciado e inovador, comercialmente atraente e auto-sustentado.

Os resultados colocam Minas Gerais no centro do cenário de oportunidades do setor : o evento movimentou mais de 60 milhões de reais em negócios e recebeu mais de 100 mil visitantes atraídos por uma rica agenda de atrativos. Veja no site as fotos e os vídeos da Expocachaça: evento pioneiro, a maior e a mais conceituada vitrine do agronegócio da cachaça.

Faça já sua reserva! Não perca a oportunidade de fazer bons negócios. Esta é a maior e mais importante vitrine do agronegócio da bebida oficial do Brasil: A Cachaça.

Veja o desenho da feira:

A Expocachaça, hoje incorporada como âncora da SuperAgro, está com seu Portal da edição 2009 no ar. Mais interativo: com vídeos, fotos, depoimentos, informações de interesse do setor e do público, links, redes sociais e muito mais, confira: www.expocachaca.com.br
A 12ª. Expocachaça em seus dois momentos : Feira e Festival, adota uma concepção moderna de evento, com foco na “entretenização” do espaço e no “mixing” de atividades e produtos.
Uma concepção que adota a visão atual da aceitação de conceitos de “evento-entretenimento” e “evento-espetáculo”, que amplia enormemente o seu escopo.
No caso da Expocachaça, a sua incorporação em 2005 à SuperAgro no Expominas, ampliou forçosamente a sua natureza e proposta original, crescendo o volume de seu público, pelas facilidades que o novo espaço do Expominas oferece.

A “entretenização” dos eventos é fruto de uma constatação: “Para atrair a atenção dos visitantes os estandes e os espaços da feira tem que se tornar “verdadeiros parques de diversão”, afirma Francisco Paulo de Melo Neto.
A proposta do conceito adotado para a Expocachaça na SuperAgro, representa mudanças importantes em sua natureza e escopo, mas não de sua identidade de maior e mais importante evento do agronegócio da cachaça no Brasil. Na verdade, ele redireciona e amplia a sua estrutura de evento para um público específico para um evento dirigido a uma frequência numerosa e diversificada de visitantes. De evento fechado para expositores de produtos e serviços específicos, funcionais, individualizados e singulares, para evento democratizado e aberto a novos expositores e propostas, dentro de uma programação mais eclética e complementar.

À ênfase em produtos soma-se de forma vigorosa a ênfase em diversão, gastronomia, consumo, lazer, cultura e negócios. Essa proposta, na verdade, vem sendo construída ano a ano, e agora ganha corpo com a realidade da transformação da Expocachaça em um evento eclético, com predominância no “mixing” de atividades e produtos e eventos paralelos, e representa processo fundamental de renovação, valorização e modernização de seu desenho.
Dentro desse novo conceito a Expocachaça na SuperAgro, funciona como uma “cadeia de atividades”, com o principal objetivo de oferecer “valor de entretenimento”, “consumo”, “lazer” e “negócios” para o seu público.
A idéia central se materializa na montagem de “espaços alternativos de consumo, lazer e negócios”, dentro de uma proposta de valorização dos espaços: Feira e Festival. Por isso a concepção : Cachaça , Gourmet Show na SuperAgro.

Nesse novo formato e conceito, a Expocachaça foi estruturada com base nos seguintes elementos ou como alguns preferem chamar: “Núcleos de oferta de valor”. São eles:

  • A constatação de que ao ancorar a SuperAgro, a Expocachaça, necessariamente teria que ampliar o seu escopo e a sua proposta original;
  • A oportunidade que se abre de trabalhar o Espaço Gourmet (com seus 5 restaurantes) de forma a dar suporte ao público presente e ao público dos Congressos da Superagro como o Congresso de Florestas Energéticas e o XVIII congresso Brasileiro de Reprodução Animal que acontecerá neste ano de 2009;
  • A permanência com destaque do Salão Azul da Cachaça, um espaço nobre reservado para os produtores de cachaça todo cercado de vidros com 6 portais de acesso e duas praças;
  • A incorporação ao desenho do evento do espaço da Cerveja Artesanal que foi um grande sucesso em 2008;
  • A implantação do espaço Exporta Minas, com a presença em sua formatação e operação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado do Turismo, dos Correios e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • A criação de espaços para cursos de culinária e coquetelaria;
  • A valorização e a ampliação do Espaço de Tecnologia da cachaça;
  • Estruturação de um Fórum de debates sobre assuntos de grande interesse do setor: Novas Tecnologias, Questões Tributárias, Legislação etc.
  • As Homenagens de sempre, àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do setor;
  • O foco na visão de que a Expocachaça na SuperAgro é um acontecimento que gera público, gera distração, cultura e bem-estar para esse público e negócios para seus participantes, investidores, patrocinadores e parceiros;
  • O fortalecimento e integração das cadeias do agronegócio da Superagro que entra em sua 5ª. Edição com a Expocachaça como âncora;
  • A fixação da marca temporal: “Belo Horizonte, Capital Nacional da Cachaça”, no período de realização do evento;
  • Por fim: a constatação que a 12ª. Expocachaça- Feira e Festival Internacional da Cachaça é uma feira pioneira, a maior, a mais representativa e conceituada vitrine do agronegócio da Bebida Nacional do Brasil e Patrimônio Cultural de Minas Gerais e, pela sua importância e visibilidade, faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Belo Horizonte, instituído por lei municipal.

Fonte: 12ª ExpoCachaça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.