Aguardente Ypióca Ouro

Aguardente Ypióca Ouro

Aguardente Ypióca Ouro

Esta é uma daquelas cachaças que você não encontra em qualquer mercado ou adega.

Para falar a verdade não conhecia até receber esta como presente enviada pela própria Ypióca. Uma pena que não vei junto qualquer explicação quanto ao produto, mas acredito trata-se de uma réplica de uma edição de exportação da Ypióca Ouro de 1938.

Em contato com a Ypióca através de sua página no facebook, obtive que todas as informações sobre os produtos estaria no site, porem, esta eu não encontrei.

Em seu rótulo diz ter sido Premiada com medalha de Ouro na 1ª Feira de Amostras do Ceará.  No Portal da História do Ceára, consegui informações que esta feira aconteceu entre 02 de dezembro de 1938 e 08 de janeiro de 1939, ou seja, 35 dias de feira.

No Mercado Livre da Argentina, encontrei um anúncio já finalizado que acredito ser de 2008 pela data apresentada na fotografia, onde o vendedor detalha o produto e diz ser de uma safra de 1973, o vendedor descreve assim:

BOTELLA DE “YPIOCA” FOR EXPORT DE AGUARDENTE DE CANA CAYANA SECA FORRADA EN ESTERILLA PRODUCTORES DESDE 1846 – CEARA INDUSTRIA BRASILEIRA – SAFRA 1973 – SUPERIOR PRODUCED AND BOTTLED BY PAULO CAMPOS TELLES SITIO YPIOCA – MARANGUAPE – CEARA – BRASIL WESTERN U.S AGENTS – ERICH PREISS COMPANY. INC. 1- QUART – LOS ANGELES, CALIFORNIA – 98 PROOF.SABOR AGRADABLE Y DELICADO – CONTENIDO 900ml. GRADUACION ALCOHOLICA 54º BOTELLA VACIA – MEDIDAS: 33CM. X 8CM. IDEAL COLECCIONISTAS, ADORNO, DECORACION, ETC.

No meu exemplar diz que este destilado alcoólico simples de cana de o açúcar, ou simplesmente aguardande, foi produzido na cidade de Maranguape – CE e engarrafada em Fortazela – CE, possui graduação alcoólica moderada, apenas 39º GL.

Acredito que o fato de ser adoçada leva ser Aguardende e não Cachaça, porem se for uma réplica, naquela época não havia este tipo de classificação.

Curiosamente, neste rótulo não está especificado em qual madeira esta aguardande é descansada, descreve o seguinte: Conservada em tonéis de madeiras medicinais e aromática, cuja coloração adquirida pela conservação de vários anos é natural do próprio vasilhame.

Outro detalhe, apesar de informar 39ºGL de teor alcoólico na parte inferior do rótulo é apresentado em idioma inglês: ALCOHOL by Vol. 38º, ou seja, existe uma confusão quanto a graduação alcoólica no próprio rótulo, diferente do anúncio do Mercado Livre que indica graduação de 54º.

Aguardente Ypióca Ouro

Enfim, tenho em mãos um belo exemplar da Ypióca que me fez procurar e conhecer um pouco de história desta empresa e do Ceará, caso encontre mais informações complemento aqui no site e  quando eu provar esta cana, coloco aqui as minhas impressões.

Saúde!

Sobre Alexsander Santana

Degustador e idealizador do blog AMIGOS DA CACHAÇA. Bel. em Ciência da Computação com MBA em Gestão Estratégica em Negócios pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Jurado do ranking da cachaça PLAYBOY 2011. "Estou em busca da cachaça perfeita. Enquanto não encontro, vou experimentando todas."

15 comentários

  1. Ola

    Tenho uma garrafa dessas que ganhei do meu Pai a muitos anos e a guardei num armário protegido da luz…A garrafa não foi aberta

    Tenho interesse em vender esta garrafa…alguém tem interesse?
    Tenho foto caso haja interesse

  2. Qual o valor de uma garrafa dessas? Quem tem uma pra vender?

  3. Tenho uma garrafa dessas e tenho interesse em vende-la. Só estou buscando médias de valores do mercado para, colocar um valor justo.

    Quem quiser mande e-mail com ofertas…

    Algumas informações foram excluídas pois violam a política do #AdC

  4. Tenho aproximadamente 3 exemplares desta cachaça (ypioca safra 1972). Meu pai comprou em 1980 diversas caixas porque gostou muito.. Era uma cachaça diferenciada naquela época e durante toda a vida presenteou amigos e familiares com ela. Hoje restaram 3 que ficam intocadas na adega.

  5. Também tenho uma garrafa dessa Original nunca aberta, só esta desgastado um pouco o rotulo. Tenho interesse em vende-la. Só estou buscando médias de valores do mercado para, colocar um valor justo.

    Quem quiser mande e-mail com ofertas…
    Se quiser mando fotos

    Algumas informações foram excluídas pois violam a política do #AdC

  6. o rotulo traz o nuemero do telefome que nos anos 90 o prefixo era 274 logo noa é de 1930 e qualquer coisa como há uma ai tenho interece

  7. aqui em fortaleza agente compra por 100 só beber na vaquejada meu fie

  8. aqui em fortaleza agente compra por 100 só para beber na vaquejada meu fieenvia-me fotos por e-mail
    Algumas informações foram excluídas pois violam a política do #AdC

  9. Estou a procura de dois exemplares para comprar desta Ypioca Ouro for export.
    Aguardo Preço de venda.

    Paulo

  10. Tenho uma garrafa desta Ypioca exportação safra de 1973, garrafa sem codigo de barras. tenho interesse em vende-la. estou analizando propostas….

  11. Li em algum lugar que essa firma foi registrada no Ministério da Agricultura em 1933, então não atua desde 1846 é midiado, em tudo o nosso país mente.

  12. tenho uma garrafa lacrada gostaria de saber quanto pode valer

  13. Muitas pessoas aqui no site estão a procura do valor desta cachaça, acredito que somente um colecionador apaixonado por cachaça teria interesse, eu arriscaria o valor de 2 ou 3 “Ypióca 160” como referência, isso se puder ser comprovada que não se trata de réplica.
    Sinceramente, seria melhor apreciar o prazer de beber esta cachaça do que tentar vender.

  14. Tenho 6 Garrafas Com 30 anos guanto vale.

  15. Sebastião Gomes da Silva Júnior

    Tenho uma garrafa comprei de um amigo ele queria pegá-la de volta me fez uma proposta irrecusável mais não aceitei pôr se tratar de uma relíquia tenho interesse de compra mais para colecionar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*