O projeto de Lei no. 5428/2009, que tramita na Câmara dos Deputados e institui o dia 13 de Setembro como o Dia Nacional da Cachaça.

Dia Nacional da Cachaça – 13 de Setembro

Dia Nacional da Cachaça – 13 de setembro

Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana–de–açúcar. A história do desenvolvimento da Cachaça, bebida de sabor único, está ligada diretamente a história do nosso país, desde a época da colonização, tendo, portanto, influência significativa na formação sócio–antropológica brasileira. A Cachaça é o primeiro destilado da América Latina.

A iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC para a criação do Dia Nacional da Cachaça foi lançada em 5 de junho de 2009 na feira Expocachaça, em Belo Horizonte. Essa iniciativa se transformou em projeto de Lei no. 5428/2009, que tramita na Câmara dos Deputados e institui o dia 13 de Setembro como o Dia Nacional da Cachaça.

A data escolhida para o Dia Nacional da Cachaça tem motivo histórico, pois em 13 de setembro de 1661 a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil após a pressão e rebelião dos produtores.

A história remonta ao ano de 1630, quando os portugueses notaram que o mercado da cachaça crescia e o produto tomava o lugar da bagaceira, produzida por eles a partir do bagaço da uva.

Em 1635, o rei de Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça com o objetivo de incentivar o consumo da bagaceira.

Em 1659, um novo decreto real proibiu o comércio da cachaça, com os portugueses apertando o cerco aos produtores com ameaças de deportação, apreensão do produto e destruição dos alambiques.

Em 1660, os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da cachaça, que ocorreu em 13 de Setembro de 1661 por Ordem Régia.

O dia 13 de setembro perpetuará a importância da Cachaça como um dos símbolos mais representativos da identidade do povo brasileiro.

Fonte: IBRAC

Sobre Amigos da Cachaça

Um incentivo à cultura nacional! Desde 2009 promovendo a cultura brasileira.

5 comentários

  1. Olá amigos, copiei essa matéria em meu blog, devidamente creditado, http://www.pingaecachaca.blogspot.com e gostaria de parabenizá-los pela excelência do site, abraços

  2. Interessante a história e interessante ver como o mundo se move pelo corporativismo – no caso, absolutamente legítimo. Ainda falta porém um pouco mais de incentivo publicitário, sutil, elegante educado e inteligente para dissociar o degustar saudavel e prazeroso de uma boa cachaça , dos problemas advindos do alcoolismo. Bem diferente de uma recente campanha em que uma figurinha famosa porem de forma tola e pouco convincente anunciava: eu bebo cachaça! Uma bravata. Dorinha ( Brasília – DF )

  3. Um salve aos amigos e um salve a cachaça, e claro um salve aos Amigos da Cachaça!

    Boa bebida!

  4. Não é o momento de eudeusar nossa bebida e sim, mostrar aos brasileiros para que possam falar com grandeza,da bebida genuinamente brasileira. Nossa cachaça.Há muitas reuniões, atitudes governamentais e etcs, mas é preciso dar o real valor aos alambiques que lutam com dificuldades, falta de assistencia técnica e muitos quetais. È sêlo disso, sêlo daquilo, normas e normas que acabam em detrimento da propria bebida.A cachaça é um dos melhores destilado do mundo e neste momento da sua história caminha com desenvoltura para o estrelato mundial. Não tenham dúvida a cachaça é o destilado do século 21.
    Saúde aos brasileiros que precisam urgentemente conhecer à fundo sua bebida.
    Blanco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.