Coleção de rótulos Garimpo da Cachaça

Coleção de rótulos Garimpo da Cachaça

Quando começamos essa coleção, nossa ideia era comparar, as excelentes cachaças produzidas, com as pedras preciosas brasileiras. Por isso colocamos o nome de Garimpo da Cachaça, coleção que hoje mantemos em São Lourenço no Sul de Minas, qualquer informação pode ser obtida pelo e-mail: cristinaeedison@yahoo.com.br ou pelo telefone 35-99138- 9365.

Começamos a garimpar e em oito anos, visitamos mais de 600 alambiques, de Fortaleza/CE até Santo Antônio da Patrulha/RS.

De início começamos a colecionar miniaturas e rótulos. Chegamos a ter na coleção cerca de 6000 miniaturas, mas após a venda da loja onde estavam expostas, tivemos que nos desfazer do acervo.




Os rótulos, mantivemos em uma coleção, que hoje conta com cerca de 3800 exemplares. A coleção serve para mostrar, não só a produção das cachaças, mas também a cultura que os rótulos podem trazer.

Temos na coleção rótulos de todos os estados e também do Distrito Federal.

O maior número é do Estado de Minas Gerais, pois em quase todos os Municípios do Estado são produzidas cachaças de qualidade.

Em Minas Gerais visitamos mais de 200 Municípios, nas diversas regiões do estado.

Para o Nordeste fizemos uma viagem de 30 dias, onde conseguimos mais de 200 rótulos em visita a todos os estados nordestinos.

Para o Sul também fizemos uma viagem de 30 dias, saindo de Itu/SP, entrando no Paraná, pela cidade de Cambará, passando pelo interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na volta após sair de Santo Antônio da Patrulha, fizemos todo o percurso pelo litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, de onde trouxemos cerca de 300 rótulos.




Muitas viagens foram feitas, para participarmos dos festivais de cachaça em Salinas no norte de Minas e em cada uma dessas viagens fizemos itinerários diferentes, procurando visitar cidades diferentes.

Em viagens para participar dos festivais em Belo Horizonte/MG, conhecido como Expocachaça, procuramos também fazer diferentes percursos, para cobrir o maior número de cidades possíveis.

Outras viagens foram feitas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Goiás.

Na medida do possível ainda visitaremos os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Rondônia, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piaui.

Na coleção já possuímos rótulos de quase todos os estados, que nos são doados por amigos que sabem de nossa paixão.

Gostaríamos de aproveitar para solicitar a todos os produtores, que nos encaminhem os rótulos das marcas produzidas, para que possamos enriquecer nosso acervo e também divulgar as marcas produzidas.

Nossa coleção está distribuída em 15 pastas, organizada por estado (MG–Anexo 1)

Anexo 1

Dentro de cada estado está divida por Mesorregiões (Sul e Sudoeste – MG – Anexo 2)

Anexo 2

Por Microrregiões (Anexos 3 e 4)

Anexos 3 e 4

Temos na coleção também 4 pastas com cerca de 9000 rótulos em miniatura (Anexo 5)

Anexo 5

Os rótulos são organizados nas pastas conforme imagem (Anexo 6)..

Anexo 6

Se alguém quiser expor nossa coleção em algum evento ou festival sobre a cachaça, pode entrar em contato conosco por e-mail: cristinaeedison@yahoo.com.br ou pelo telefone 35-99138- 9365. Mas se algum colecionador ou Museu de Cachaça, estiver interessado em ter essa coleção em seu Museu ou coleção, podemos conversar à respeito.

Edison Costa – Garimpo da Cachaça

Sobre Garimpo da Cachaça

Garimpo da Cachaça é a vitrine de uma coleção, própria, de rótulos de cachaças e aguardentes. E também imagens de rótulos de cachaças e aguardentes, cervejas, refrigerantes, vinhos e outras bebidas, nacionais e estrangeiras, antigos e novos, de outras coleções. Temos também imagens de rótulos em caixas de fósforo, de outras coleções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*