Pesquisadora produz cachaça que não dá ressaca; segundo a professora, novo produto não tem ácidos que causam o desconforto

Cachaça que não da recassa??

Uma professora de Guaxupé, no Sul de Minas, produziu uma cachaça que promete deixar para trás a velha ressaca. Com a ajuda de um extrato de própolis, ela conseguiu produzir uma bebida de baixa acidez. Durante a fermentação do caldo de cana de açucar, a professora adicionou o extrato de própolis, usado para combater contaminações.

Segundo a professora, depois que o líquido foi destilado, ela comprovou que o própolis também impediu a formação de um grande número de ácidos orgânicos, substâncias essas que causam a ressaca. A pesquisa, que começou na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal (SP), foi tema da tese de doutorado da professora.

A nova cachaça é parecida com a tradicional, mas segundo a professora, sua composição química supera o nível das melhores aguardentes do país. Isso em função das propriedades biomoleculares que compõem o produto.

Para colocar em prática o projeto, a professora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, que hoje está no Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé (Unifeg), se uniu a outras professoras da faculdade. O trabalho já vem dando resultados e a cachaça já foi fabricada dentro da faculdade. O projeto também é acompanhado por alunos da faculdade, que tem a oportunidade de aprender na prática.

A fórmula
Segundo a professora Isabel, ela resolveu acrescentar biomoléculas presentes no extrato de própolis durante o processo de fermentação da cana de açucar. Essas biomoléculas impedem que haja a proliferação bacteriana durante a fermentação e com isso tira a acidez do produto.

Na prática, houve uma separação entre os componentes principais da cachaça durante o processo de destilação.

Fonte: EPTV.com

Sobre Amigos da Cachaça

Desde 2008 promovendo a cultura brasileira através da cachaça.

2 comentários

  1. A acidez da cachaça é também proveniente da mal escolha da cana, ou seja, a cana tem que ter o periodo certo de corte. Se a cana passar da época de corte pode colocar tudo o que quiser ela não deixará de ser ácida.

  2. Estou c 15 dias de processo de producao de fermentacao agora comecou a dar acidrz na ca cachaca posso usar o propolis p tirar a acidez e qual a quantidade p usar . minha dorna e de 750 lts util

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*