10 Mandamentos da Boa Cachaça – Cachaças Nobres do Brasil

10 Mandamentos da Boa Cachaça – Cachaças Nobres do Brasil

Os 10 mandamentos da Boa Cachaça foi extraido da cartilha Cachaças Nobres do Brasil, elaborada pelos amigos José Roberto Graziano e Nestor Marques Filho para o Mercado Municipal Paulistano.

10 mandamentos da Boa Cachaça

  1. Antes de prová-la, observe as condições da garrafa, tampinha e líquido, a fim de verificar se não há contaminação ou deterioração da cachaça.
  2. Confira as informações do rótulo: origem, teor alcoólico, se é uma cachaça branca, envelhecida (qual a madeira), e se ela se ela tem todos os registros necessários no Ministério da Agricultura.
  3. Chacoalhe a garrafa, antes de abri-la. Se aparecer um “colar de bolhas” em torno do gargalo, você terá certeza de que o líquido ali guardado é de ótima qualidade.
  4. Ao despejá-lo devagar no copo, observe se o líquido escorre em suas paredes como um óleo fino e se se forma novamente aquele “rosário de bolhas”. Quanto mais tempo ele durar, melhor é a cachaça.
  5. Confira se a bebida não contém impurezas, posicionando o copo contra a luz. A boa cachaça é transparente, brilhante e não possui nenhuma partícula sólida.
  6. Para sentir seu buquê de aromas, que lembra o de cana e de notas frutais, nas brancas, e de baunilha e mel, nas envelhecidas, cheire a bebida ou esfregue uma pequena quantidade na palma da mão: o aroma tem de ser natural, agradável e suave, e não de álcool.
  7. Ao ser agitada no copo, a boa cachaça forma uma espuma que desaparece no máximo em 30’. Assim você verifica se ela está saudável e boa para beber. Deixada em repouso, deve formar “lágrimas” nas paredes do copo que indicam também sua saúde e sua boa qualidade.
  8. Cachaça boa não resseca a boca nem queima a garganta, apesar de seu alto grau alcoólico. Deve ser, portanto, macia, lisa e redonda no paladar. E lembre-se: uma pura especial deve, e merece, ser saboreada em pequenos goles.
  9. Cachaça da boa também não deixa bafo, tampouco dor de cabeça. Seus aromas e sabores, portanto, devem ser suaves, revelando de modo equilibrado as nuances da fruta, o teor alcoólico, o ácido e o doce.
  10. Depois de aberta, a garrafa deve ser mantida bem fechada a fim de evitar que a bebida evapore. Se tiver uma garrafa de rosca, transfira-a. Assim, você poderá saboreá-la outras vezes e, melhor, com a mesma qualidade.

Confira a cartilha Cachaças Nobres do Brasil na integra.

[issuu viewMode=singlePage width=640 height=820 embedBackground=%23ffffff backgroundColor=%23222222 documentId=121129114743-ed08dedb24564ea583da8eba8ba759ab name=cacha_as_nobres_do_brasil username=stora tag=brasil unit=px v=2]

Sobre Amigos da Cachaça

Um incentivo à cultura nacional! Desde 2009 promovendo a cultura brasileira.

3 comentários

  1. Gostaria de saber aonde eu consigo baixar a cartilha cachaças nobres do brasil?

  2. qual é o teor ideal para a cachaça ser considerada de boa qualidade?

  3. VOU ACOMPANHAR DIRETO ESTE AMIGOS DA CACHAÇA, POIS GOSTO DE UMA BOA DOSE DE CACHAÇA (MAS DAS BOAS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.