Análise Descritiva Quantitativa

Análise Descritiva Quantitativa

A análise feita pelos AMIGOS DA CACHAÇA (#AdC), é de produto que encontra-se a venda em qualquer estabelecimento comercial, envolve a análise sensorial e análise visual do produto, será feito por prazer e sem encomenda.

Analise Sensorial

A análise sensorial utilizada tem como base a “Análise Descritiva Quantitativa” (ADQ), que é uma metodologia muito aplicada na caracterização dos atributos sensoriais de alimentos e bebidas, consiste, grosso modo, em identificar numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) uma característica comparada com outra.

Numa analise mais precisa e laboratorial, existiria a necessidade de selecionar provadores que respeitassem um padrão, ditos provadores ótimos, para se chegar a um resultado mais coeso, alem da utilização de equipamentos de precisão.

Como somos apreciadores de cachaça, utilizamos os mesmos métodos com menor rigor, a fim de opinar para nossos AMIGOS leitores sobre um ou outro produto que leve em sua composição a cana-de-açúcar; desta forma nos aproximamos tanto do leigo como profissionais de degustação, levando nossa opinião e fomentando discussão.

Nossas analises são submetidas ao grupo no mesmo dia para mantermos a mesmas características aos provadores.

A tabela abaixo foi elaborada com base na tese de mestrado “Determinação do perfil sensorial de marcas comerciais de cachaça” de Melina MAÇATELLI e no artigo “Análise descritiva quantitativa da aguardente de cana durante o envelhecimento em tonel de carvalho” de Helena Maria André Bolini CARDENELLO e João Bosco FARIA, ela nos orienta durante as analises.

Para entender um pouco com é feito o processo de análise com esta metodologia, por exemplo, a coloração amarela de uma cachaça, comparamos a cachaça com água destilada (transparente) e com a solução de amarelo tartazina e marcamos na escala de 0 (zero) a 10 (dez), onde achamos que ela se encontra, sendo mais próximo ou igual a zero se ela for mais transparente, e mais próxima ou igual a dez se sua coloração for mais parecida com a solução amarela.

Análise Visual

Na análise visual, estaremos nos comportando como aquele consumidor que visita o comércio em busca de um produto desconhecido, analisando a garrafa, design e informações do rótulo e caixa, e outros aspectos que valorizam o produto na prateleira.

Resultado

Os resultados apresentados no site AMIGOS DA CACHAÇA, representam apenas a opinião de alguns provadores. Não tem carater comercial ou demonstra estudo da substância. Será feito por prazer e sem encomenda e em momento algum incentivamos o consumo de quaisquer um dos produtos e ou bebidas analisadas.

Bebidas que levem em sua composição cachaca ou aguardente de cana, são bebidas alcoólicas e de acordo com a legislação brasileira, deve ser consumida por pessoas maiores de 18 anos. O consumo de bebidas alcoólicas pode causar problemas a sua saúde.

“Fraco”: água