BH será vitrine nacional de Bebidas

EXPOCACHAÇA 2010 VAI TRANSFORMAR BELO HORIZONTE NA VITRINE NACIONAL DO SETOR DE BEBIDAS

De 28 de maio a 1° de junho, a 13° edição da Expocachaça traz para a capital mineira uma intensa programação com sua feira e festival: shows, palestras, concursos e diversas outras novidades e atrações.

Considerada a maior e a mais conceituada feira do agronegócio da cachaça no Brasil, a Expocachaça chega neste ano a sua 13° edição. De 28 de maio a 1° de junho, o evento acontece no Expominas, como âncora da 6° Superagro Minas. A expectativa é que o número de quase cem mil pessoas, alcançado em edições anteriores, seja ultrapassado nos cinco dias de evento.

Segundo pesquisa realizada pela Belotur, em 2009, a Expocachaça foi um dos principais eventos do Estado com poder de atrair turistas. Os números indicam a presença de 8,8% de visitantes de 22 estados do Brasil, 18,6% do interior, de 70 municípios do interior de Minas, e 11,5% de turistas, de 13 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Percentuais que, se aplicados ao número total de visitantes da Feira, mostram a presença de um fluxo de turistas que ocupam toda a hotelaria de Belo Horizonte, gerando impactos econômicos importantes para o município. Estes dados são ainda, mais representativos, se considerarmos que 51% dos turistas entrevistados na Expocachaça indicaram o evento como motivo de sua viagem a Belo Horizonte, afirmando ainda que permaneceriam no município de dois a quatro dias.

Além de atrair turistas para a capital de Minas, os Diretores da Expocachaça revelam também que o evento tem dado uma grande contribuição para a imagem da bebida genuinamente brasileira.

“A Expocachaça é a maior responsável pela visibilidade e o status de destilado nobre e bebida de griffe, retirando a cachaça do gueto a que estava relegada por muitos anos, dando promoção e visibilidade a bebida nos mercados externo e interno”, reforça o Diretor de Marketing, Jose Lúcio Mendes.

Para se ter uma idéia da sofisticação alcançada pela cachaça nos últimos anos, José Lucio exemplifica que hoje já existe a figura do “cachacier” ou “cachaciére”, no feminino, termo utilizado para designar os especialistas em cachaça, inspirado no sommelier, especialista em vinhos. Ele lembra também que hoje existe também no mercado a taça de cristal da cachaça, substituta do copinho lagoinha.

“Prova da importância do evento é o seu reconhecimento pelo Governo de Minas que convidou a Expocachaça para ancorar a Superagro-Minas desde 2005, uma das mais bem sucedidas parcerias público/privada”, reforça.

Inovando a cada ano, para atender as expectativas identificadas nas pesquisas realizadas junto ao seu público e às demandas de mercado, a edição de 2010 do evento oferece diversas novidades. Além do espaço tradicional para a cachaça, o evento terá novamente o Espaço Bier Show com novo desenho, mais de 200 marcas de cervejas importadas e brasileiras, com destaque para as cervejas artesanais mineiras e as Homebrewers, cervejeiros que fabricam suas bebidas em casa. O vinho começa também, a marcar sua presença no evento. Um Espaço gastronômico, com cinco restaurantes, com destaque para o de cortes suínos do chefe Daniel Barbosa, permitirá ao público usufruir do evento com qualidade e conforto.

Outro momento muito aguardado pelos expositores e também pelos visitantes é o concurso realizado pela Expocachaça. Os visitantes poderão votar e eleger as suas preferências: a cachaça preferida, a cerveja artesanal, o estande que mais chamou atenção e a melhor embalagem, além de dar sugestões e opinar sobre a feira e suas virtudes e deficiências. Em 2009, 1.925 pessoas votaram e 1.260 votos foram considerados válidos, devido a identificação completa dos votantes.

E as atrações não terminam por aí, diariamente durante a Expocachaça, de 19h as 24hs, shows prometem agradar o público visitante. Entre eles, o projeto Causos e Violas do SESC – MG, com o melhor da Viola Caipira, este ano, homenageando o violeiro Pena Branca, que faleceu no início de 2010. No dia 28 de maio, na abertura da feira, a Banda SGT. Pepper’s completará 20 anos de palco interpretando clássicos dos Beatles.

Na programação também, o lançamento de inúmeros produtos, comemorações, como os 25 anos da cachaça Vale Verde. E um Espaço de Tecnologia e promoção da cachaça, com o apoio da SEDE – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, trazendo as novidades do setor da cachaça, com palestras e cursos.

A Feira abrirá na sexta-feira, dia 28 de maio às 17h, mas a bilheteria já estará funcionando a partir das 13h. Já no dia 29, sábado, o horário da Expocachaça é de 12h as 24h, no dia 30 de 10h as 24h e no dia 31 de maio de 12h as 24h. No último dia de evento, 1° de junho, o horário é de 12h as 22h.

Segundo o Diretor de Marketing do evento, José Lúcio Mendes, o sucesso do evento está justamente na sua concepção de feira e festival.

“A Expocachaça tem uma proposta aberta a novos expositores e uma programação mais eclética e complementar, onde negócios, lazer, entretenimento, gastronomia, turismo, cultura e espetáculo interagem e convivem harmoniosamente, criando os momentos necessários para o encantamento do público”, revela.

SERVIÇO
13° EDIÇÃO DA EXPOCACHAÇA
Data: 28 de Maio a 01 de Junho de 2010
Horários:
28 de maio, sexta-feira, de 18h as 24h
29 de maio, sábado, de 12h as 24h
30 de maio, domingo, de 10h as 24h
31 de maio, segunda-feira, de 12h as 24h
01 de junho, terça-feira, de 12h as 22h. ( Encerramento)
Local: Expominas, dentro da 6° edição da SuperAgro Minas.
Endereço: Av. Amazonas, 6.030 – Bairro Gameleira
Ingresso: R$15,00 (quinze reais)
Informações: www.expocachaca.com.br

One thought on “BH será vitrine nacional de Bebidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.