Cachaça Casa Amarela

Cachaça Casa Amarela

Cachaça Casa AmarelaCom uma tradição de mais de 30 anos, a Cachaça “Casa Amarela” é produzida e engarrafada por Bolivar de Matos na “Fazenda Casa Amarela” situada no km 12 da rodovia Ervália- Araponga-MG, na Serra do Brigadeiro (extremo norte da Serra da Mantiqueira).

A produção acontece nos meses de julho/agosto a setembro/outubro, época do estio, na qual a cana atinge seu maior teor de açúcar, que é necessário para se conseguir uma cachaça de qualidade. A produção é limitada de cerca de 15 mil litros por ano.

A cana utilizada é cultivada no próprio sítio, lavada antes da moagem, que é realizada em até 24 horas após a poda da cana.

Após a moagem no engenho inicia-se a fermentação em dornas de aço inoxidável, utilizando-se apenas o fubá de milho, pedaços de cana, e o caldo da cana. Processo 100% natural, sem adição de produtos químicos (normalmente utilizados para acelerar a fermentação, mas que interferem negativamente nas qualidades sensoriais da cachaça).

Os cuidados de limpeza e higiene são fundamentais para a produção de uma cachaça de qualidade e com paladar agradável, pois contaminantes na fermentação geram produtos indesejáveis e tóxicos.

A destilação é feita em alambique de cobre, em temperaturas brandas, utilizando-se como combustível o próprio bagaço da cana. Do destilado aproveita-se apenas a porção chamada de “coração”, que é a cachaça propriamente dita, sendo desprezadas a cabeça e a cauda.

Do alambique a cachaça segue encanada para o armazenamento onde passa pelo filtro de cobre, e depois é armazenada em dornas de amendoinzeiro (madeira neutra) que não interfere na cor e no paladar, e em dornas e tonéis de carvalho, que conferem à Casa Amarela uma tonalidade levemente amarelada, originando ca Casa Amarela “ouro”.

Todos os procedimentos recomendados e exigidos pelo Ministério da Agricultura na produção, armazenamento e engarrafamento são meticulosamente cumpridos.

O rótulo da garrafa traz uma imagem “envelhecida” da sede da “Fazenda Casa Amarela”, e no verso um breve histórico da Cachaça Casa Amarela.

Cachaça Casa AmarelaA Casa Amarela comercializada atualmente é da safra engarrafada de 2010.

É uma cachaça de aroma agradável, equilibrada, suave, com retrogosto suave e persistente. Por ser bastante suave agrada o público feminino.

É uma cachaça com qualidade e tradição.

Tem como público alvo pessoas que apreciam cachaça de qualidade, e empresas que prezam pela qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes.

Sobre Amigos da Cachaça

Um incentivo à cultura nacional! Desde 2009 promovendo a cultura brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.